sexta-feira, 29 de abril de 2011

Planejamento do Dia

Planejamento do dia: Quarta-feira, 27 de abril de 2011.
Disciplina: Matemática
Conteúdo: Relembrando a Multiplicação
Metodologia: Aplicar no quadro o conteúdo resumido e destacar a explicação oral relembrando junto aos alunos o conceito da multiplicação e regras do processo de solução.
Sugestões: Coleção Soletrando - 4ª série.

Disciplina: Ciências
Conteúdo: O Planeta Terra
Metodologia: Aplicar texto base para transcrição, simplificar com a explicação oral, correção da transcrição, aplicar atividades de fixação. Destacar a dinâmica do planeta Terra, suas medidas e formação preparando para a próxima aula, em apresentação de slides.

Clique na imagem para ampliar. 
Livro de referência: Coleção Caminhos da Ciência 4ª série.
  • Horas específicas do dia: Momento de Leitura e Correção de Tarefas de Casa

Atenção! O planejamento é enxuto, ou seja, algumas coisas foram retiradas só deixando o que vai ser praticado literalmente em sala. O Objetivo e Avaliação foi retirado, pois cada professor sabe o foco que quer alcançar e o que observar de conteúdo apreendido pelo seu aluno.

Planejamento do Dia

Planejamento do dia: Terça-feira, 26 de abril de 2011.
Disciplina: Geografia
Conteúdo: Região Centro-Oeste
Metodologia: Distribuir livros didáticos dos alunos (Hoje é Dia de Geografia 4ª série - editora Positivo) Fazer a leitura do conteúdo sobre as características da região Centro-Oeste e sistematizar em tópicos para melhor identificação.
Sugestões para quem não usa este livro: 

Disciplina: Língua Portuguesa
Conteúdo: Sinais gráficos de pontuação
Metodologia: Aplicar texto base para transcrição, simplificar com a explicação oral e exposição de exemplos, correção da transcrição, aplicar atividades de fixação.


  • Horas específicas do dia: Momento de Leitura e Correção de Tarefas de Casa
Atenção! O planejamento é enxuto, ou seja, algumas coisas foram retiradas só deixando o que vai ser praticado literalmente em sala. O Objetivo e Avaliação foi retirado, pois cada professor sabe o foco que quer alcançar e o que observar de conteúdo apreendido pelo seu aluno.

Moldes para Páscoa

   Sei que meu coelho não é da Páscoa... É o coelho do País das Maravilhas que está sempre de olho no relógio atrasado. Rsss...
   Realmente, estou atrasada, mas queria deixar minha marquinha também nestes dias, e como entregar lembranças da páscoa na quarta-feira da semana santa é muito cedo, acabei entregando na segunda-feira messsssss...
Este foi meu para minhas oncinhas...

Este foi da Secretaria e o da escola aos professores. Ótima demonstração de carinho... S2
   Vou deixar aqui alguns moldes que encontrei na internet para quem quiser guardar e fazer o ano que vem.






  OBS: Clica na imagem que ela aumenta.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Planejamento do Dia

Todo o dia, eu vou postar aqui o planejamento usado na aula. É bom compartilhar experiências.
Atenção! O planejamento é enxuto, ou seja, algumas coisas foram retiradas só deixando o que vai ser praticado literalmente em sala. O Objetivo e Avaliação foi retirado, pois cada professor sabe o foco que quer alcançar e o que observar de conteúdo apreendido pelo seu aluno.


Planejamento do dia: Segunda-feira, 25 de abril de 2011.
Disciplina: Língua Portuguesa
Conteúdo: Avaliação Bimestral.
Metodologia: Acompanhem postagens anteriores.

  • distribuir provas, fazer a leitura, retirar possíveis dúvidas e corrigir.
Recursos: sulfite impresso.
Disciplina: História
Conteúdo: O Brasil Colônia.
Metodologia: Aplicar texto base para transcrição, simplificar com a explicação oral, correção da transcrição, aplicar atividades de fixação.

  • Horas específicas do dia: Momento de Leitura e Correção de Tarefas de Casa
Recursos: Coleção Soletrando vol. 01 - 4ª série.

Bom Aproveitamento!

Capa de Prova

   Eu não sei quanto aos outros professores, mas eu gosto de fazer, no final da maratona de provas, uma capa de prova para grampear junto com elas corrigidas.
   Além de informar as notas alcançadas no bimestre, escrevo também um bilhetinho aos pais parabenizando pelo desempenho do filho, ou descrevendo algumas "artes" feitas por ele em sala e justificando alguma nota baixa.
   Segue aí a primeira capa de prova do ano que eu fiz para minha turma. (Se clicar nela, expande).


Avaliação de Língua Portuguesa

Tô eu aqui mais uma vez, um pouco sumida, para postar minha última prova do bimestre, a de Língua Portuguesa...
Bom proveito da dica. BJS!!!

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Leitura - O Bicho Papão da Sala de Aula

Você está com sua turminha lindinha e chega um transferido. O aluno é ótimo, faz todas as atividades, responde bem e participa das aulas. Numa aula de Ciências você pede pra ele ler o próximo parágrafo e...
O castelo de Cristal se quebra e a doença da gagueira atinge seu aluno.
E não é porque ele está nervoso, mas porque sua leitura é decepcionante.
Quantos de nós professores nos deparamos com isso. É frustrante já que o aluno têm que sair do 1º ano decodificando sílabas e no 2º ano aperfeiçoar. Mas eu estou no 5º ano me deparando com esta situação. Poucos alunos criaram o hábito da leitura.
Por isso, iniciei minha missão de Leitura Diária.
Meu aliado é a Coleção "Uma História por Dia..."
  • Uma semana antes, imprimo as leituras correspondentes ao dia da próxima semana. Dobro-as e faço o sorteio com 5 alunos da sala (de segunda à sexta, 5 dias, 5 alunos).
  • Os alunos terão uma semana para treinar a leitura praticando-a várias vezes, conhecendo o texto e se acostumando com a pronúncia das palavras. Os moderninhos construtivistas irão dizer, decorar o texto. 
  • Chegada a semana de sua leitura, no início da aula, separo meia hora para, com todos os alunos reunidos em grupo no cantinho da sala, o aluno-narrador fazer a leitura e os colegas ouvirem. Faço paradas durante a leitura questionando atitudes do personagem e acontecimentos do enredo, para avaliar a concentração e atenção do restante da sala.
  • Se o aluno for bem na leitura, recebe o carimbo de duas "carinhas felizes" (Smile) em sua carteira de pontos extras de atividades. Se o aluno gaguejar, só terá três chances de continuar a leitura fluente, senão levará uma estrela (cancelamento da carinha feliz) a cada três erros de pronúncia.
  • Se a turma demonstrar bom comportamento, respeito e participação durante o "Clube da Leitura", cada aluno receberá no final da semana 2 "carinhas felizes" (smile) em cada matéria. Afinal, a leitura é essencial e presente na boa compreensão do conteúdo em todas as disciplinas.

Você deve estar se perguntando: O que são essas "Carinhas Felizes"?
Este é um esquema de avaliação criado por mim para os alunos terem a consciência de que os pontos são conquistados por eles e não porque o professor deseja e também uma forma de valorizar o trabalho diário deles em sala. Mas explico tudo direitinho em outro post. 
  • Se você não for adepto as minhas "Carinhas Felizes", pode fazer este quadro de estímulo. Lembrando de converter em uns pontinhos extras na Avaliação Bimestral.


Fica aí o link para baixar o livro de Abril e Maio da Coleção Uma História por Dia...




quarta-feira, 20 de abril de 2011

Mais provas do 1º Bimestre

Eita nóis...
Minha prova de História decepcionou... Snifff....
Numa turma de 22 alunos apenas 10 alcançaram nota acima de 3,0 na prova valendo 5,0


Onde foi que eu errei?!
Acabei mandando uma atividade extra para casa valendo 2,0 para ver se eles se salvavam.
Mas...
como há sempre um belo amanhecer.
A prova de Geografia e Ciências se revelou um sucesso!!!
De 22 alunos apenas 3 ficaram abaixo de 3,0 numa prova valendo 5,0.
EBA!!!!! 



Fica aí o modelo das minhas provas para vocês.

Beijos!!!

terça-feira, 12 de abril de 2011

Minha eterna luta...

Antes de você amar alguém, você tem que se amar... Este é um ditado certo.


A vaidade é uma forma de carinho com o nosso corpo, uma forma de demonstrar o amor por nós mesmos. E confesso que agora é que estou retornando a me amar.
Nos dois primeiros anos de Rondônia até que eu me cuidava, mas depois veio as 40 horas em sala de aula, trabalhos exaustivos de faculdade, cursos de formação continuada e eu ficava tão cansada que só pensava em ler romances, ver seriados, doramas, dormir cedo que não ligava em passar um hidratante, me alimentar direito ou mesmo passar um batonzinho...


E a saúde cobrou caro...
De 70kg pulei pra 94kg em três anos e no último ano descobri que tenho ovários policísticos. Esta doença é o mal da mulher moderna e trás vários sintomas desagradáveis... Inchaço, engordar, queda de cabelo, atraso ou ausência menstrual e...................... ESPINHAS!!!!!!

 

Essas fotos são do ano passado, quando as espinhas estavam mais atacadas. Repara no monte de espinha apontando... na primeira foto era quando inflamava e as espinhas viravam verdadeiros tumores enormes... aconteciam de três espinhas juntaram e fazer um vulcão! Sniff...

Já usei tantos produtos que perdi a conta. Estes são os que estão no momento acumulados:
1- Produtos recomendados pelo meu Dermatologista;
2- Linha ClearSkin Professional da Avon;
3- Linha Pele da Racco;
4- Pomada Minancora;
5- Leite de Magnésio;
6- Leite de Colônia;
7- Asepxia Spot;
8- Linha Clearskin da Avon (tônico, hidratante e secativo).


Cansada de ser cobaia, decide consultar um dermatologista. Usei os produtos que ele me recomendou durante dois meses seguidos. Resultado: NÃO VALEU PRA NADA! E está na minha lista da decepção junto com o Asepxia Spot (secativo que não seca nada!)
Mas este ano está sendo uma renovação a minha auto-estima: certificado novo (pós-graduação), escola nova (concursada), peso novo (academia), cabelo novo (curto alisado) e... rosto novo! A antiga Anna com enormes espinhas que não dava pra esconder nem com maquiagem está dando lugar à uma Anna livre das espinhas e pele bem cuidada.


Só ficaram as marquinhas e uma e outra espinha...
Graças ao meu mágico esteticista que me ensinou que espinha tem que se espremer para remover a impureza interna, senão a espinha volta, e me mostrou os milagres da Racco. E também graças aos meus produtos favoritos que estão controlando minha oleosidade.

Aliás, o Tônico Facial Adstringente para peles oleosas Pele da Racco foi o que fez a grande diferença. Não contém álcool e removeu muito a oleosidade da minha pele prevenindo outras espinhas, e aparecer são as decentes e não as vulcões, rsss...
Meu hidratante favotiro é o da ClearSkin Professional da Avon e pra economizar o tônico da Racco (que é carinho) uso o adstrigente Clearskin da Avon e como secativo o da mesma linha Clearskin e a eterna pomada Minancora.

Estou contando minha saga que pode servir de auxílio ou até consolo para aquelas que sofreram como eu. Meu tratamento de limpeza vai durar mais uns três meses para eu me livrar completamente, até das marcas deixadas pela espinha.

PS: Não reparem na minha linda carinha redonda, kkkkk... O tratamento contra o peso vai durar mais do que três meses..... auhauhauhauhauhauha




sexta-feira, 8 de abril de 2011

Início das Provas

Oi....
Estamos chegando ao final do 1º bimestre, pelo menos aqui no calendário escolar de Rondônia, e se inicia a semana de vingança provas do professor e desespero respostas dos alunos.
kkkkkkkk....


Brincadeiras à parte, esta é a época favorita pra alguns professores ou a pior época para outros professores, como....................................... EU!


Esta é a época que mais detesto, pois além dos alunos dedicados, existem aqueles que só pensam em brincar, se esquecem de estudar e colocam respostas escabrosas minando o meu entusiasmo ao preparar uma aula com tanta dedicação, achar que eles entenderam, eles expressarem isto em respostas orais, mas no caderno e em provas decepciona....


Mas se é meu dever como educadora avaliar os conhecimentos adquiridos pelos meus anjinhos, faço com muito gosto! 

Já comecei aplicando minha Avaliação de História, tentando se aproximar o máximo possível ao modelo da Prova Brasil, para eles irem se acostumando a questões formuladas desta forma já que eles são 5º ano e futuramente enfrentarão a temida Prova Brasil.

Neste bimestre me foquei na História da América. Desde seu povoamento até o descobrimento, civilizações antigas e colonização. Deixou abaixo o modelo para quem quiser usar como dica. 


Beijos e bom final de semana!