terça-feira, 24 de maio de 2011

Planejamento do dia

Disciplina: Geografia.
Conteúdo: Climas do Brasil.




Disciplina: Língua Portuguesa.
Conteúdo: Revisão: Tipos de Frases.


Fica aí a dica...

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Planejamento do dia

Mais um dia de aula...
Mais um conteúdo a ser ensinado.


Disciplina: História.
Conteúdo: Capitanias Hereditárias.



Disciplina: Língua Portuguesa.
Conteúdo: Acentuação de paroxítonas terminadas em ditongo.

Atividades extras de regras de acentuação.







Fica aí a dica... 


domingo, 22 de maio de 2011

Uma semana de emoção

   Esta semana algo me emocionou todos os dias a partir das 20 hrs. O Jornal Nacional, pela primeira vez em sua vida de falso sucesso (sei que vou ser criticada, mas não dou muita credibilidade a este telejornal, a matéria sobre o ensino a distância que eles fizeram criticando minha faculdade ainda está entalada na minha garganta), fez uma matéria verdadeira e útil pra acordar este país e mostrar a realidade que a educação em falência esta passando.
   O Blitz Educação percorreu as cinco regiões do Brasil e mostrou a realidade escolar de milhares de profissionais da educação e brasileirinhos em nível de aprendizado. Ao ver esta matéria, me senti como um grão de areia num imenso sistema complexo cheio de altos e baixos que é a educação. Me bateu até um medo, já que estou dando aula para o 5º ano e meus alunos enfrentarão a temida Prova Brasil.
   A reportagem serve de aprendizado e conscientização para nós educadores. Temos que tentar alcançar o sucesso, focar num futuro vitorioso, e não olhar o presente de privações e se acomodar.
   Deixo aqui os vídeos para quem quiser assistir e deixar por alguns minutos nosso ego de distribuidores do conhecimentos para voltarmos ao humilde papel de aprendizes.
      Destaque para a reportagem de sábado, fazendo um balanço geral.

                  O que ajuda a educação:
  • Passar dever de casa;
  • Professor com formação na área em que ensina;
  • Imposição de método, rotina e gestão em todas as aulas;
  • Comprometimento com o sucesso;
  • Uso de material didático como apoio;
  • Marcar provas com frequência e monitorar o aprendizado;
  • DISCIPLINA!
                  O que prejudica a educação:
  • Aluno que trabalha e estuda;
  • Distância entre casa e escola;
  • Indicação política do diretor da escola;
  • Falta de professores;
  • INDISCIPLINA!
Fica aí, então, a Dica.







Voltando a ativa

      Euzinha estou de volta a ativa... Primeiro deixa eu colocar meu coletes a prova de balas, caso alguém esteja bravo porque eu sumi. Brincadeirinha... kkkk
      "Calma, pra tudo têm uma explicação", palavras ditas por maridos traíras antes de levarem uma cacetada de rolo de macarrão na cabeça... Faço minhas estas palavras.


  •     Primeira tragédia: estou em luto. Meu antigo PC morreu!!!!! OMG!!!! Agora estou com o meu filho caçula, meu notebook. Em breve, ele será o mais velho, pois planejo arranjar um irmãozim pra ele.
  •    Segunda tragédia: vou ficar louca de tanto trabalhar. Além das minhas crianças, recebi encomendas de trabalhos acadêmicos para fazer esta semana. Até que foi legal, aprendi um pouco sobre Código Florestal e ainda ganhei dinheirim extra.
  •     Terceira tragédia: se o trabalhar não matar, a vida dupla mata. Uma hora sou professora, em outra Psicopedagoga... Tô louquinha pra este estágio acabar e eu dar meu grito de vitória ao receber meu certificado de pós-graduada em Psicopedagogia.
     Viu como pra tudo tinha uma explicação. Bom pelo menos pra este caso...

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Planejamento Diário

Olha eu de volta!
Sei que acabei abandonando meu lindinho blog esta semana, mas a correria dos preparativos do Dia das Mães foram exaustivos.
Cá estou eu com mais uma sugestão de planejamento para este dia, 09 de maio de 2011 - segunda feira. É só uma pequena sugestão, algumas não dá nem pra postar por que é do livros dele, então o planejamento diário acabou virando sugestão mesmo. Sem falar que meu PC deu a lOkA... auhauhauh. Estou só no Notebook que não tem entrada para o meu Scanner.

Disciplina: História.
Conteúdo: Brasil Colônia - As Primeiras Expedições.


Fica aí a sugestão.


domingo, 1 de maio de 2011

Ensinando estrutura do Planeta Terra de forma diferente

   Ensinar astronomia somente na teoria é muito complicado. O aluno não assimila o conteúdo e tudo se torna algo distante, irreal. Isso é um atentado aos cientistas que lutaram para tornar suas hipóteses em algo real, explicável.
   O bom é direcionar o estudo além dos textos com imagens, jogos, vídeos, entre outros. Um vídeo que eu gosto muito é com o esquilo do filme "A Era do Gelo", aliás, filme ótimo para expor evolução de Darwin e a história do Planeta. O vídeo se chama Scrat e a Deriva Continental, que explícita de um jeito utópico a separação da Pangeia e ainda as camadas da Terra. Claro que todo vídeo não pode ser aplicado somente para diversão, mas direcionando também ao conhecimento. Deixe claro que a derivação continental ocorreu devido há vários fatores, entre eles o movimento das Placas Tectônicas, chame atenção ao som de Scrat aterrizando no núcleo, som metálico, e numa interdisciplinaridade trabalhe expressões faciais com a personagem.
   Deixo então o vídeo no youtube e o link para quem quiser baixar.

Planejamento do Dia

Planejamento do dia: Sexta-feira,  28 de abril de 2011.
Disciplina: Matemática
Conteúdo: Dobro, triplo, quadrúplo, quintúplo.
Metodologia: Aplicar no quadro conteúdo base e simplificar com a explicação oral. Aplicar atividades de fixação. Referência: Coleção Soletrando 4ª série.
Disciplina: Ciências
Conteúdo: Apresentação de Slide: Dinâmica da Terra
Metodologia: Utilização de data show e notebook. Apresentar aos alunos slide expositivo da dinâmica de formação do planeta Terra destacando camadas do planeta em sua litosfera e o movimento das Placas Tectônicas que provocam: Cadeias de montanhas, erupções vulcânicas e terremotos.
  • Horas específicas do dia: Momento de Leitura e Correção de Tarefas de Casa
Atenção! O planejamento é enxuto, ou seja, algumas coisas foram retiradas só deixando o que vai ser praticado literalmente em sala. O Objetivo e Avaliação foi retirado, pois cada professor sabe o foco que quer alcançar e o que observar de conteúdo apreendido pelo seu aluno.

Planejamento do Dia

Neste dia precisei ir a cidade para uma reunião da escola. Outra professora ficou responsável pela minha turma, logo eu não faço um planejamento muito puxado.

Planejamento do dia: Quinta-feira, 27 de abril de 2011.
Disciplina: Língua Portuguesa
Conteúdo: Outros sinais gráficos de acentuação.
Metodologia: Continuar a falar sobre os sinais gráficos de acentuação destacando os sinais: dois-pontos, ponto e vírgula, reticências, aspas e travessão. Referência: Coleção Tin-do-le-lê gramática 2º e 3º anos. Aplicar conteúdo no quadro para transcrição, destacar o uso com exemplos e aplicar atividades de fixação.










Disciplina: Matemática
Conteúdo: Expressões multiplicativas
Metodologia: Aplicar mais atividades envolvendo multiplicação (ver post passado) incentivando os alunos a relembrarem as tabelas multiplicativas, e a multiplicação com apenas dois algarismos para ir evoluindo gradativamente.
  • Horas específicas do dia: Momento de Leitura e Correção de Tarefas de Casa
Atenção! O planejamento é enxuto, ou seja, algumas coisas foram retiradas só deixando o que vai ser praticado literalmente em sala. O Objetivo e Avaliação foi retirado, pois cada professor sabe o foco que quer alcançar e o que observar de conteúdo apreendido pelo seu aluno.

Cuidados com as mãos...

   O papo agora é entre professorAS. Qual mulher não gosta de estar sempre com as mãos macias e unhas bem feitas? Infelizmente, com o giz assassino não conseguimos manter, o pó resseca nossa mão e as cutículas viram reboco de parede. Na minha escola, ainda bem, usamos a lousa e pincel. 
   Mas, vou deixar aqui as dicas de como eu cuido da minha mão, unhas e cutículas para aquelas professoras que desejam se cuidar.
Esmalte da semana:
   Toda a semana eu faço minhas unhas e meus aliados são:
   Diariamente eu uso a Cera Nutritiva da Granado, pelo menos três vezes ao dia. Você vai notar que suas cutículas vão se tornar mais macias e irão até diminuir. Diariamente também, à noite, eu aplico o Mira-Cuticle da Avon (a bisnaga deitada perto da cerinha) esse reduz a cutícula mesmo. O hidratante de cutículas da Avon, que já está fora de linha, só uso quando estou com preguiça de fazer o ritual cerinha-mira cuticle, hehe...
   Quando chegar o grande dia de renovar a pintura do carango (rss...), uso o removedor de esmalte rosinha da Avon, porque não resseca a unha... só o cheiro que é horroroso, aplico o Amolecedor de Cutículas da Abelha Rainha, dou uma empurradinha com a espátula, retiro o excesso de cutícula que remove só com o produto e com o alicate retiro os cantinhos duros da cutícula. Se fizer direitim a hidratação diária aumentando a frequência da cerinha para umas 5 vezes ao dia e aliar um hidratante de mãos aplicando umas três vezes ao dia, não precisa nem retirar a cutícula, pois ela vai estar bem pequena e macia. 
   Você deve estar se perguntando o que é aquela base meio podrinha do lado. É meu truque para unhas fracas, quebradiças e difíceis de crescer: base+10 cravos da índia+1/2 dente de alho. Recomendo!!! A unha cresce messsssssss...
Fica aí minha dica.