quinta-feira, 21 de abril de 2011

Leitura - O Bicho Papão da Sala de Aula

Você está com sua turminha lindinha e chega um transferido. O aluno é ótimo, faz todas as atividades, responde bem e participa das aulas. Numa aula de Ciências você pede pra ele ler o próximo parágrafo e...
O castelo de Cristal se quebra e a doença da gagueira atinge seu aluno.
E não é porque ele está nervoso, mas porque sua leitura é decepcionante.
Quantos de nós professores nos deparamos com isso. É frustrante já que o aluno têm que sair do 1º ano decodificando sílabas e no 2º ano aperfeiçoar. Mas eu estou no 5º ano me deparando com esta situação. Poucos alunos criaram o hábito da leitura.
Por isso, iniciei minha missão de Leitura Diária.
Meu aliado é a Coleção "Uma História por Dia..."
  • Uma semana antes, imprimo as leituras correspondentes ao dia da próxima semana. Dobro-as e faço o sorteio com 5 alunos da sala (de segunda à sexta, 5 dias, 5 alunos).
  • Os alunos terão uma semana para treinar a leitura praticando-a várias vezes, conhecendo o texto e se acostumando com a pronúncia das palavras. Os moderninhos construtivistas irão dizer, decorar o texto. 
  • Chegada a semana de sua leitura, no início da aula, separo meia hora para, com todos os alunos reunidos em grupo no cantinho da sala, o aluno-narrador fazer a leitura e os colegas ouvirem. Faço paradas durante a leitura questionando atitudes do personagem e acontecimentos do enredo, para avaliar a concentração e atenção do restante da sala.
  • Se o aluno for bem na leitura, recebe o carimbo de duas "carinhas felizes" (Smile) em sua carteira de pontos extras de atividades. Se o aluno gaguejar, só terá três chances de continuar a leitura fluente, senão levará uma estrela (cancelamento da carinha feliz) a cada três erros de pronúncia.
  • Se a turma demonstrar bom comportamento, respeito e participação durante o "Clube da Leitura", cada aluno receberá no final da semana 2 "carinhas felizes" (smile) em cada matéria. Afinal, a leitura é essencial e presente na boa compreensão do conteúdo em todas as disciplinas.

Você deve estar se perguntando: O que são essas "Carinhas Felizes"?
Este é um esquema de avaliação criado por mim para os alunos terem a consciência de que os pontos são conquistados por eles e não porque o professor deseja e também uma forma de valorizar o trabalho diário deles em sala. Mas explico tudo direitinho em outro post. 
  • Se você não for adepto as minhas "Carinhas Felizes", pode fazer este quadro de estímulo. Lembrando de converter em uns pontinhos extras na Avaliação Bimestral.


Fica aí o link para baixar o livro de Abril e Maio da Coleção Uma História por Dia...




Um comentário:

  1. Eta professora porreta! Amei a tua técnica. Eu também estou suando na leitura com os meus. Confesso que às vezes me dá um desânimo. Dá muito trabalho. Mas vou continuar. Vou ver no que dá. Continue assim. Bjo!

    ResponderExcluir