Esta semana algo me emocionou todos os dias a partir das 20 hrs. O Jornal Nacional, pela primeira vez em sua vida de falso sucesso (sei que vou ser criticada, mas não dou muita credibilidade a este telejornal, a matéria sobre o ensino a distância que eles fizeram criticando minha faculdade ainda está entalada na minha garganta), fez uma matéria verdadeira e útil pra acordar este país e mostrar a realidade que a educação em falência esta passando.
O Blitz Educação percorreu as cinco regiões do Brasil e mostrou a realidade escolar de milhares de profissionais da educação e brasileirinhos em nível de aprendizado. Ao ver esta matéria, me senti como um grão de areia num imenso sistema complexo cheio de altos e baixos que é a educação. Me bateu até um medo, já que estou dando aula para o 5º ano e meus alunos enfrentarão a temida Prova Brasil.
A reportagem serve de aprendizado e conscientização para nós educadores. Temos que tentar alcançar o sucesso, focar num futuro vitorioso, e não olhar o presente de privações e se acomodar.
Deixo aqui os vídeos para quem quiser assistir e deixar por alguns minutos nosso ego de distribuidores do conhecimentos para voltarmos ao humilde papel de aprendizes.
Destaque para a reportagem de sábado, fazendo um balanço geral.
O que ajuda a educação:
- Passar dever de casa;
- Professor com formação na área em que ensina;
- Imposição de método, rotina e gestão em todas as aulas;
- Comprometimento com o sucesso;
- Uso de material didático como apoio;
- Marcar provas com frequência e monitorar o aprendizado;
- DISCIPLINA!
O que prejudica a educação:
- Aluno que trabalha e estuda;
- Distância entre casa e escola;
- Indicação política do diretor da escola;
- Falta de professores;
- INDISCIPLINA!
Fica aí, então, a Dica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário