domingo, 22 de maio de 2011

Uma semana de emoção

   Esta semana algo me emocionou todos os dias a partir das 20 hrs. O Jornal Nacional, pela primeira vez em sua vida de falso sucesso (sei que vou ser criticada, mas não dou muita credibilidade a este telejornal, a matéria sobre o ensino a distância que eles fizeram criticando minha faculdade ainda está entalada na minha garganta), fez uma matéria verdadeira e útil pra acordar este país e mostrar a realidade que a educação em falência esta passando.
   O Blitz Educação percorreu as cinco regiões do Brasil e mostrou a realidade escolar de milhares de profissionais da educação e brasileirinhos em nível de aprendizado. Ao ver esta matéria, me senti como um grão de areia num imenso sistema complexo cheio de altos e baixos que é a educação. Me bateu até um medo, já que estou dando aula para o 5º ano e meus alunos enfrentarão a temida Prova Brasil.
   A reportagem serve de aprendizado e conscientização para nós educadores. Temos que tentar alcançar o sucesso, focar num futuro vitorioso, e não olhar o presente de privações e se acomodar.
   Deixo aqui os vídeos para quem quiser assistir e deixar por alguns minutos nosso ego de distribuidores do conhecimentos para voltarmos ao humilde papel de aprendizes.
      Destaque para a reportagem de sábado, fazendo um balanço geral.

                  O que ajuda a educação:
  • Passar dever de casa;
  • Professor com formação na área em que ensina;
  • Imposição de método, rotina e gestão em todas as aulas;
  • Comprometimento com o sucesso;
  • Uso de material didático como apoio;
  • Marcar provas com frequência e monitorar o aprendizado;
  • DISCIPLINA!
                  O que prejudica a educação:
  • Aluno que trabalha e estuda;
  • Distância entre casa e escola;
  • Indicação política do diretor da escola;
  • Falta de professores;
  • INDISCIPLINA!
Fica aí, então, a Dica.







Nenhum comentário:

Postar um comentário